Ubuntu Comandos Básicos

Olá, a minha primeira dica vai para os iniciantes no “mundo livre”.

Quando passamos à utilizar o linux, em algum momento teremos de usar linhas de comando, motivo esse que por muitas vezes acaba fazendo com que novos usuários desistam de conhecer e se aprofundar no “novo mundo” – eu mesmo já passei por isso duas vezes antes de ter coragem de enfrentar o shell – por isso trago-lhes uma lista de comandos que certamente será útil para os iniciantes nesse mundo:

Para abrir um TERMINAL:

No Gnome vá ao menu Aplicações > Acessórios > Terminal ou pressione simultaneamente as teclas Alt+F2, e na caixa de texto digite “gnome-terminal” e tecle “Enter”.

Para abrir uma seção SHELL:

Tecle simultaneamente Crtl+Alt+F1(…F6) que uma console modo texto será exibido solicitando um login, onde você deverá entrar com seu usuário e senha para ter acesso ao prompt de comando.

Para limpar a tela do terminal basta pressionar “Ctrl + L” ou digitar o comando “clear” e pressionar ENTER.

O terminal possuí uma característica interessante que é a função de auto-completar:

Esta função completa os nomes de comandos que foram digitados via entrada padrão. Isso é feito pressionando-se a tecla TAB; o comando é completado e acrescentando um espaço.

É válido lembrar que vários comandos somente podem ser realizados na condição de root que nada mais é que a condição de administrador do sistema. Para tornar-se root fazemos uso do comando sudo – em outros posts nos aprofundaremos no assunto.

Para o momento basta saber que quando você está na condição de usuário comum a representação é feita através do sinal “$”, e quando se é root/administrador a representação é feita por “#”

exemplo de usuário comum – repare no sinal “$” ao final

exemplo de modo root – repare no sinal “#” ao final

Para executar apenas um comando como root fazemos:

sudo “comando”

em seguida pressionamos ENTER, e por fim digitamos a senha – OBS: A senha não aparece no momento que a digitamos por motivo de segurança – ao terminar de digitar a senha pressione ENTER novamente.

Para tornar-se root e fazer vários comandos nesta condição fazemos:

sudo su “comando”

em seguida pressionamos ENTER, e por fim digitamos a senha – OBS: A senha não aparece no momento que a digitamos por motivo de segurança – ao terminar de digitar a senha pressione ENTER novamente. A partir daqui o nosso simbolo torna-se “#” e podemos realizar os comandos sem a necessidade de digitar sudo repetidas vezes.

Alguns comandos importantes:

man “comando” -> exibe o manual referente ao comando digitado. OBS: Para se movimentar no manual pressione as setas para cima e para baixo. Para sair do manual pressione a tecla “q”.

“comando” –help -> faz o mesmo que o comando anterior com a diferença de que o manual é apenas listado e não é navegável.

cd “diretório”- Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Quando abrimos um terminal ou seção shell, você entra direto no seu diretório pessoal. Para mover-se pelo sistema de arquivos você deve usar o cd.

  • “cd /” para ir ao diretório raiz.
  • “cd” para ir ao seu diretório pessoal.
  • “cd ..” para acessar um diretório de nível acima do atual.
  • ”cd -” para voltar ao diretório que se encontrava antes de mudar.
  • Para navegar através múltiplos níveis de diretórios em só comando, use por exemplo, “cd /var/www”, que o levará diretamente ao sub-diretório /www do diretório /var.

NO PRÓXIMO POST… abordaremos comandos para manipular arquivos, instalar programas, e extrair arquivos.

Fonte: http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

Publicado em fevereiro 1, 2011, em Linux, Sistemas Operacionais, Ubuntu e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: